As TDIC no processo de ensino e aprendizagem na modalidade EAD.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/05/2021
Idade : 50
Localização : Lauro de Freitas
https://comunicarlogo.forumeiros.com

A postura do professor diante das novas tecnologias Empty A postura do professor diante das novas tecnologias

Qua maio 05, 2021 10:54 pm
O uso integrado das tecnologias digitais da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem é uma realidade no contexto escolar seja ele presencial, a distância, semi-presencial ou presencial com o apoio de ferramentas e ambientes virtuais de aprendizagem. Nas disciplinas em geral as TDIC têm exercido um papel importante como instrumento que oferece possibilidades de auxiliar e desenvolver projetos que incentivam a convivência dos educandos no ambiente de aprendizagem na construção do saber.
Na formação dos professores , as TDIC têm contribuído em despertar a necessidade desses professores para estar atualizado com essa nova metodologia de ensino, criando propostas que transforme o processo de ensino e aprendizagem  nas escolas e colaborando na formação do estudante como futuros cidadãos ativos na resolução de questões da vida real em uma sociedade em constante mutação. A importância do papel docente na utilização das TDIC no processo de ensino e aprendizagem é identificado nos benefícios da aliança entre as TDIC e o ambiente de aprendizagem , destacando a contribuição alcançada por esse elo e a postura do professor como mediador da aprendizagem. O professor deve dominar com segurança o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação(TDIC) na prática da atividade pedagógica. O docente deve compreender essas transformações adaptando seus conhecimentos a prática pedagógica orientando o educando efetivamente no processo de aprendizagem para uma educação que transmita o conhecimento plenamente.
Referência:
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Educação a distância e formação do professor: redimensionando concepções de aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, São Paulo, 2003. Disponível em: <http://www.matematicaepraticadocente.net.br/pdf/ teses_dissertacoes/tese_Bette_Prado.pdf>. Acesso em: 10 set. 2016.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos