As TDIC no processo de ensino e aprendizagem na modalidade EAD.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/05/2021
Idade : 50
Localização : Lauro de Freitas
https://comunicarlogo.forumeiros.com

 Mediação e intermediação em EaD utilizando as TDIC nos cursos Técnicos.   Empty Mediação e intermediação em EaD utilizando as TDIC nos cursos Técnicos.

Qui maio 06, 2021 3:32 am
Os professores devem justificar com ações transformadoras que conduzam os alunos ao aprendizado ativo, considerando que a utilização das tecnologias digitais é uma forma estratégica de auxiliar as atividades educacionais motivando maior participação dos educandos afim de buscar de forma construtiva, ativa e inclusiva a excelência do aprendizado. A formação de professores deve ter uma aproximação realista com as TDIC, pois as utilizações das tecnologias digitais revolucionaram a educação de tal forma que esses instrumentos (smartphones, tablet, laptops) fazem parte da vida dos alunos por permitirem exploração, experimentação e comunicação no mesmo ponto de vista que os livros em geral. Atualmente O aluno é atuante em construir seu próprio conhecimento, externando sua contribuição efetiva por pesquisar e interagir de diferentes maneiras a través das tecnologias digitais. O docente tem a responsabilidade de estimular o educando a buscar pelo conhecimento transformador que implique no crescimento continuamente.
Segundo Okada (2009), “na mediação pedagógica, o professor é o mediador e o aluno, o mediado. Na intermediação pedagógica múltipla, o aluno é motivado a tornar-se mediador pedagógico ao lado de seu professor diante de todos os presentes. Essa metodologia, que implica diversas outras, pode ser levada a efeito tanto em sala de aula tradicional quanto em cursos de EaD on-line ou não, com uso das TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). O objetivo é aprender ensinando e ensinar aprendendo” (p. 55).
Referência:
OKADA, S. A intermediação pedagógica múltipla no universo das TIC e Moodle. In:
ALVES, L.; BARROS, D.; OKADA, A. (orgs.) Moodle: estratégias pedagógicas e estudos
de caso. Salvador: Eduneb, 2009.
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 11
Data de inscrição : 05/05/2021
Idade : 50
Localização : Lauro de Freitas
https://comunicarlogo.forumeiros.com

 Mediação e intermediação em EaD utilizando as TDIC nos cursos Técnicos.   Empty Mediação e intermediação em EaD no processo de aprendizagem.

Qui maio 06, 2021 3:39 am
O uso pedagógico das TDIC na formação de docentes é uma necessidade real e fundamental na aprendizagem profissional e colabora no desenvolvimento pedagógico do aluno melhorando a qualidade do ensino da educação a distancia(EAD). Logo fica provado, através dos fatos que a comunidade educacional deve reconhecer e ter plena convicção de que a mudança no ensino e aprendizagem é algo inevitável.
Os dizeres demonstram que os alunos mudaram, e as relações entre professores e alunos não são mais as mesmas. Esses docentes reconhecem a necessidade de reconstruir sua prática de modo a agenciar o uso das TDIC, instaurando novas formas de educar, de pensar e de potencializar a criação humana.
O professor é o centro do processo educacional na sala de aula, onde dispõem de instrumentos(TDIC) para auxiliar na aprendizagem do ensino em sala de aula, com objetivo de melhorar o entendimento dos educandos de todo o conteúdo pedagógico ensinado. No senário de tantas tecnologias, os professores devem buscar recursos atrativos e ferramentas inovadoras, como também treinamento direcionado a essa nova realidade, afim de motivar os alunos no processo de ensino e aprendizagem.
Portanto, as TDIC surgem no cenário da educação como instrumento que auxilia o professor no processo de aprendizagem dos alunos em sala de aula e ao mesmo tempo proporcionando inovação transformadora aos estudantes, capacitando-os para desempenharem no presente e no futuro suas atividades com responsabilidade, qualidade e dedicação.
Referência:
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Educação a distância e formação do professor: redimensionando concepções de aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, São Paulo, 2003. Disponível em: <http://www.matematicaepraticadocente.net.br/pdf/ teses_dissertacoes/tese_Bette_Prado.pdf>. Acesso em: 10 set. 2016.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos